Buscar
  • Grupo Milon Cosméticos

Botox Capilar: o que é, como fazer e como age no cabelo? Descubra!

A cada dia que passa, novos tratamentos e processos químicos surgem nos salões e, rapidamente, viram tendências no mercado. Com o botox capilar não foi diferente. Mas você realmente entendeu se ele vale à pena para as suas madeixas?


Por mais que esteja na cabeça de muitas mulheres, famosas ou não, é importante saber tudo sobre um procedimento químico antes de usá-lo. O que é, como age, qual a composição – essas são apenas algumas das questões que você deve conseguir responder.


O que é botox capilar? Entenda de uma vez!

O botox capilar nada mais é do que um produto para uma hidratação super profunda e intensa dos fios, que promove sua reestruturação e renovação. Não, ele não é igual ao botox facial.

Enquanto nos procedimentos para o rosto há a aplicação da toxina botulínica, que tira as rugas e linhas de expressão, no tratamento do cabelo, ela não está presente. O nome se dá apenas por associação entre os resultados.

Ao fazer o botox nos fios, os danos acumulados ao longo do tempo e de diversas exposições químicas e térmicas são reparados, assim o cabelo parece estar renovado, com aspecto mais jovem – da mesma forma como a toxina botulínica deixa nossa pele.


O botox não é um alisamento!

Apesar do que muitos pensam, o botox não é um alisamento, como as escovas progressivas ou definitivas. Ele não contém químicos alisantes, como o formol, que hoje é proibido.

O que acontece é que ele tem proteínas e vitaminas que, ao restituir a massa capilar, acaba eliminando o frizz e selando as cutículas dos fios.  É isso que deixa o cabelo parecendo estar mais liso – mas, na verdade, ele está super hidratado e nutrido.


Composição do botox capilar

As diversas substâncias presentes na composição do químico fornecem proteínas e vitaminas aos fios, que ficam mais sedosos, elásticos e fortes. Os principais componentes dos produtos são a queratina e a melanina.

A queratina é proteína principal do cabelo e está presente nas unhas e na pele também. Ela é composta por 21 aminoácidos e representa quase completamente a composição dos fios e é o que garante a força, resistência e elasticidade deles.

A melanina, além de ser responsável pela cor natural dos cabelos e da pele, protege os fios dos raios ultravioletas. Então, ela não vai colorir seus cabelos, mas reconstituir a proteção e aumentar o brilho da cor.


Conheça os benefícios do botox capilar para os fios

Como se trata de uma hidratação profunda, esse procedimento é mais indicado para quem está com os cabelos muito danificados, secos e porosos. Se não for o caso, talvez seja melhor uma hidratação comum.

Mas, já que o assunto é o botox capilar, vamos conhecer alguns dos benefícios que ele traz para as madeixas.

Além da hidratação profunda, o tratamento alinha a fibra capilar, ajudando a blindar os fios dos agentes agressivos do dia a dia. Ao repor a massa do cabelo, ele garante maior resistência à quebra e regenera as pontas duplas.

Os fios também ganham mais movimento e ficam mais maleáveis. O volume e o frizz tendem a sumir ou diminuir bastante, o que ajuda no aspecto de cabelo mais saudável.


Aprenda como fazer botox capilar em casa

Já que esse procedimento é tão benéfico para os cabelos, que tal fazê-lo em casa? Pegue o papel e a caneta e aprenda como fazer botox capilar em casa com a gente:

  1. Lave bem a cabeça – use um shampoo antirresíduos ou o que vier no seu kit de botox, caso tenha optado por um, para lavar os fios e o couro cabeludo ao menos 2 vezes;

  2. Deixe os fios úmidos – para isso, conte com a ajuda do secador para tirar o excesso de água do cabelo. Aproveite para já separar as madeixas em mechas médias;

  3. Aplique o botox capilar – coloque o produto nas mechas, uma de cada vez, e massageie-o da raiz até as pontas. Conte com um pente para manter os fios esticados durante o processo.

  4. Deixe agir – aproveite para tomar um chá enquanto o produto age pelo menos 20 minutos nos fios, ou de acordo com o manual da embalagem;

  5. Lave e aqueça – depois de lavar bem o cabelo, seque-o bem com secador, enquanto escova os fios. Use prancha para finalizar bem o tratamento e garantir o efeito sem frizz e mais liso, além de deixar mais duradouro.

Bem simples, né? Lembre-se de que é importante manter uma rotina de hidratações em casa, a cada 15 dias mais ou menos. Tente fazer uma hidratação profunda no salão pelo menos uma vez ao mês e assim só precisará retocar o procedimento em cerca de 3 meses.


#botox #hidratação #frizz

55 visualizações3 comentários